.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

2.7.08

Que bueno es Bueno

foto
No somos primos (Baruch quiere decir Bueno). El ilustrador brasileño Daniel Bueno ha pasado por el Folha de São Paulo y el Diário de Pernambuco, y por las revistas Exame, Superinteressante, Macmania, Ciência Hoje y Meio & Mensagem. Su estilo muy original merecía su lugar en VisualMente.
1)¿Cómo logras esas texturas que tienen tus personajes?
Costumo aplicar sobre a camada de papel de aquarela recortes de jornal e revista, camadas diversas de papel, e tinta. O degradê que dá volumetria às figuras é feito com tinta acrílica. Depois passo tudo para o Photoshop e trabalho o contraste e o claro/escuro. Também posso scanear texturas encontradas em revistas, e ocasionalmente sobrepor texturas de origens distintas.
bue5

2)¿Cómo trabajas desde que te encargan una ilustración?

Inicialmente, dedico um bom tempo – quando possível – à idéia e concepção da imagem, fazendo vários rascunhos. A abordagem vai depender do contexto e do briefing: posso tanto partir para uma solução de ilusão e síntese, como me aventurar pelo absurdo e excesso de elementos fantasiosos e gráficos. Gosto de folhear livros, revistas, em busca de inspiração. Não é raro fazer uma pequena pesquisa na internet coletando imagens que possam servir de referência e apontar caminhos.
Uma vez feito o rascunho, envio o mesmo para o editor de arte. Depois de aprovada a idéia, parto para o processo de finalização, de modo geral trabalhoso. Desenho os contornos de todas as figuras a lápis, em papel sulfite, e transponho-os para papel duro. Aplico sobre essas figuras as técnicas de colagem, gerando elementos soltos, como “bonequinhos de papel”. Scaneio as peças separadamente e resolvo no Photoshop a composição, contrastes, claro/escuro, cores. Quando o prazo é curto, pulo o processo manual e resolvo a finalização utilizando o material que tenho à mão, uma espécie de “banco de imagens digitais” feito a partir das ilustrações que foram se acumulando.
bue1
3) ¿Qué técnicas utilizas? ¿Hay algo no digital allí?
É comum haver trabalho manual e há sempre trabalho digital. Recorro ao desenho com vetor uma vez ou outra. Utilizo basicamente o Photoshop. Faço reparos, altero e acrescento muitos elementos durante o processo de trabalho. As ilustrações costumam ter uma enorme quantidade de camadas (“layers”).

4) ¿Cuáles son tus influencias? ¿Cuáles fueron tus maestros?

Se for para citar um nome, diria Saul Steinberg. Sua obra é uma aula sobre as possibilidades de uso de elementos gráficos e de recursos de ilusão. Gosto também muito do George Grosz, do modo como ele mescla uma sátira corrosiva a amplos recursos gráficos – como a colagem. Tem também os cartazistas modernos, como Cassandre, Savignac, Leupin, os poloneses, etc.
Atualmente venho olhando muito o trabalho do futurista Fortunato Depero e de artistas que só descobri agora, como Miguel Covarrubias, Boris Artzy e o Paolo Garretto. No fundo, as influências são tantas que fica difícil fazer uma lista...Tem o Jim Flora, André François, Mary Blair, Ralph Barton, Guevara, J. Carlos... Fica evidente que tenho especial apreço pelos artistas que trabalham contornos geométricos, ou que se aventuram por aspectos gráficos, deformando e depurando elementos, subventendo significados. Nos quadrinhos, tenho lido as revistas Blab, The Ganzfeld, a velha RAW, o material do Le Dernier Cri, e a excelente Kramers Ergot.
bue2

5) ¿Por qué crees que te piden una ilustración?

Acredito que é pelo conjunto dos aspectos que caracterizam meu trabalho, não apenas pelo estilo ou as texturas, mas pela síntese destes com as idéias e experimentações.

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK