.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

15.2.08

Especial: A infografia vai salvar o jornalismo?

alekalko(Por Alessandra Kalko, Editora de arte de la revista Mundo Estranho, Brasil) Continuando a discussão levantada por Javier Errea anteriormente sobre “Por qué la infografía salvará al periodismo” gostaria de colocar algumas idéias e pontos que observei ao longo de 6 anos como editora de arte da revista.

Não sei se a infografia é a grande salvação do jornalismo impresso.
Não vejo a infografia como a grande cura milagrosa para a queda das vendas, mas mais como um dos remédios que pode prolongar sua vida com melhor qualidade. O bom uso deste instrumento pode ajudar a manter os leitores fiéis de mais idade e atrair os leitores jovens que estão cada vez mais imersos num mundo eletrônico, de informações simultâneas e se afastando da leitura.

Em 2007, ano em que muitas revistas viram seus números de venda caírem a Mundo Estranho apresentou algum crescimento nas vendas. Nossos leitores são jovens de 12 a 20 anos, imersos em sites de relacionamento, tv e games que são apaixonados pela revista. Muitos deles afirmam que a Mundo Estranho é o único meio impresso que lêem por vontade própria, quando não o único.

Desde o princípio nós fizemos da infografia o carro chefe da revista. Mais de 1/3 do total de nossas páginas são infografadas. É um trabalho árduo e para poucos mas que tem gerado bons resultados. Nossos leitores adoram os infográficos.

A infografia tem um apelo gráfico forte e sedutor com esse leitor jovem. A função principal da infografia, a meu ver é, sem dúvida, a de facilitar a vida do leitor. Quando bem feita é de fácil compreensão. Os textos em forma de legenda, aliados às imagens são mais amigáveis para ele (acostumado com um bombardeio de informações simultâneas) do que um texto linear e longo.

Vale aqui o comentário da conversa que tive com Rodrigo Ratier (ex-editor da Mundo Estranho e atual editor da Superinteressante:
"Em seu clássico livro A obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica, Walter Benjamin nos alerta para as mudanças que a disseminação do cinema causaram no sensorium das massas, que se modificou pelo amplo acesso a estímulos visuais (os filmes), que substituiu o acesso restrito às obras de arte plástica que ficavam restritas aos museus. Penso que a internet, o computador com seus sistemas de janelas e a linguagem rápida e fragmentada dos videoclips acentuaram essa tendência. Não dá para continuar fazendo jornalismo como no século 19. A infografia, creio, é um dos caminhos para a manutenção adaptada de algo que é a razão mesma de ser de jornais e de revistas: a capacidade de comunicação com seu leitor, um indivíduo cada vez mais multitarefa, visualmente estimulado e com tempo disputado com diversas outras fontes de atração."

"Por outro lado, não se trata de mera imitação do que já fazem outros meios. Ao contrário, a infografia impressa pode manter – e por que não, ampliar – duas características que a maioria dos estudiosos afirma ainda serem exclusivas (ou, ao menos, mais bem executadas) pelos meios impressos do que por seus concorrentes: a saber, as capacidades de contextualização e de reflexão de um fato."


Como Javier Errea falou, muitos adeptos da infografia clássica talvez se revirem ao ver nossas páginas. Mas nós acreditamos que cada infográfico deve ter o apelo visual que o tema pede e o apelo emocional que o leitor consegue dar conta de absorver.

É um instrumento que deve ser usado com sabedoria, quando necessário e não sem critério pois corre o risco de se banalizar. Não é decoração de espaço em branco na página, é informação. Infografia mal feita não enche a barriga do leitor. Ele tem que terminar de (V/L)ER um infográfico e se sentir satisfeito. Informado. Contextualizado. Refletido.

A infografia não está morta. O caminho não é romper com o passado e recomeçar do zero.
Acredito que a solução seja tentar se libertar um pouco do jeito ortodoxo e da linguagem asséptica de se fazer infografia. Por que ter tantas amarras? Tantos “do’s” and “dont’s”?

Sim, as regras básicas de qualquer layout de página devem ser mantidas: hierarquia de informação, ordem de leitura, “show, don’t tell”…
Mas devemos abrir o coração e a cabeça para novas linguagens, que vão falar melhor com seu público.

É possível criar uma personalidade forte e comunicar mesmo com uma linguagem variada e eclética.

Mas como entregar algo a mais para o leitor na notícia que ela já viu na internet?
Como fazer o leitor comprar o jornal no dia seguinte e ainda se sentir atraído?

Existem várias maneiras e caminhos de adaptar a atual infografia.
Linguagens variadas, outros jeitos de editar, gráficos de análise e comparação da atual notícia com o passado ou previsões para o futuro, pautas adiantadas que podem ser trabalhadas com mais cuidado… O importante é sempre pensar no que você pode entregar a mais para o leitor. Ele é o principal objetivo. Não existe infográfico que não dê trabalho. Não existe infográfico bem feito se você não gosta de infografia. É importante saber quando quebrar as amarras, quando ser convencional.
É necessário que o raciocínio visual esteja presente desde o momento de concepção da pauta para poder fazer as escolhas mais apropriadas.

É essencial montar uma equipe versátil e tentar mudar um pouco a divisões de trabalho buscando profissionais que pensem no todo e não só na sua parte.
A palavra chave da infografia é “integração” . Arte + texto = infográfico.
A equipe tem que ser um equipe. Encarregados do texto devem pensar também como designers e os designers, como editores de texto. Em equipe é possível dar passos maiores e observar os saltos de evolução e amadurecimento do trabalho.

Não é só a infografia que ganha com isso. O leitor sai feliz, E por conseguinte o jornalismo impresso ganha também.

Se a infografia é a tábua de salvação, não posso afirmar. Mas acredito na infografia como a grande porta de entrada para o leitor jovem iniciar a leitura do jornal ou da revista que muitas vezes lhe parece hostil. Se ele gostar, se for prazeroso, ele voltará. Os infográficos bem feitos serão sempre amigáveis e sedutores. E se eles conquistarem um leitor e ele se fidelizar, mais uma vez ganhamos todos.
Se um dia a revista irá acabar para dar lugar ao nosso site, não sei. Em 2007, o número de leitores do nosso site foi duas vezes maior do que o da revista impressa. Mesmo assim, como já falei anteriormente, os números de venda da revista impressa apresentaram crescimento. É por isso que acredito que nem tudo está perdido para esta mídia…

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK