.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

30.8.06

Massimo Gentile, antes de hablar en lasCuartas Jornadas Universitarias sobre Diseño de Información, charló con estudiantes de Chile

BASE-VISUAL5
3LI
chill Fue una de las experiencias que realizamos en Chile, la semana pasada. Durante el seminario Diseño Periodístico, de tercer año, se analizaron varios casos de rediseño y uno de los que más llamó la atención fue el del Folha de San Pablo. Por eso el día miércoles, los estudiantes tuvieron la posibilidad de charlar con el italiano Massimo Gentile, director de arte del gran diario brasileño. Ellos arrancaron grandes respuestas y pusieron en verdaderos aprietos al entrevistado on line.
GENTILE
- Se pueden aplicar los mismos parámetros de ética similar a lo visual y al texto?
- Claro, temos as mesmas obrigações eticas. Aliàs temos ainda mas compromissos eticos com os leitores jà que temos a responsabilidade do desenho geral do produto, a parte mais visivèl. De qualquer forma a palavra escrita, o conteùdo continua sendo a materia prima de um jornal. o design organiza os conteùdos. acho, para mim, muito mas interessante.

- Por qué son los periodistas los que manejan los diarios, si tienen una vision más limitada.
- O problema è que jornais deveriam ser feitos juntando jornalistas e designers. Imagine as capas de Liberation, seriam impossiveis sem o trabalho dos dois lados.

- Hablemos de la realidad: se puede llevar a cabo esta relación de complemento entre periodistas y diseñadores?
- De fato umos dos grandes problemas dos jornais è a cabeça dos jornalistas...
Muitos jornalistas ainda pensam como quando a tecnologia mais moderna para escrever era a maquina Olivetti 32 e os jornais eram compostos no subsolo, ao lado das maquinas para imprimir.
São duas realidades completamente diferentes. O unico ponto de contato è que os dois mostram uma grande tradicion de jornalismo investigativo e critico.
Olha, nenhum jornal hà mais soluções novas diferentes. O navegador na primeira pagina, par resumir o noticiario que não è hard news, não è novidade.

- Qué pasaría si un diseñador estuviera a la cabeza de los diarios?
- Carlos Perez Rozas é vice diretor de La Vanguardia de Barcelona. Aquele è un jornal lindo, com sò tres cadernos e uma navigacion muito bem feita.
O incrìvel è que o projeto grafico de La Vanguardia jà tiene 25 anos!
Designer dirigindo un jornal continua fazendo um produto cuja materia prima è o texto. Sò que nem todos os textos precisam ser representados em forma de artigo
Temos varios recursos graficos para dar mais vida e ritmo aos nossos produtos.

2LI
- Ahora cuéntanos un poco de tu trabalho en el Folha. Sobre el diseño fotográfico del diario (sorprendentes portadas del mundial), puntos suspensivos y el uso de la tipografía.
- As capas do mundial na Folha, foi algo de muito divertido. Mas mostrou que è possivel ir um pouco alem das conveções e dos lugares comuns.
Sò que para fazer isso precisa investir tempo nas escolhas fotograficas, trabalhar com a redação para focalizar a idèia editorial e ainda experimentar soluções tipograficas sem mudar as fonts do jornal.
A Folha tradicionalmente è critica com todo mundo, inclusive com a seleção brasileira. é a grande força do jornal.

- Viendo estas portadas note que su diario es muy crítico y tiene mucha opinión. Entonces qué pasa con la objetividad?
- A Folha pretende ser critica e objetiva ao mesmo tempo. Claro que no caderno de esporte è possivel ir um pouco alèm.

- Tengo entendido que participaste en el rediseño del diario Folha de S. Paulo. Cómo te diste cuenta que era necesario este cambio?
- A Folha tem uma grande tradicion de design e inovacion grafica. Nos ultimos anos (desde 92) o ritmo dos novos projetos graficos era de umo cada 4/5 anos. Sendo que o ultimo foi em 2000..
Os jornais europeios estão mudando atè com ritmo maior.

- Aumentaron los lectores despues del cambio de diseño?
- Seria em triste se bastasse mudar design para vender copias: em primeiro lugar estamos fazendo jornalismo, apresentando informações.
O que faz vender copias è a qualidade do jornalismo e a credibilidade do jornal. O design, pode aumentar a força da representação jornalistica, inovar, aumentar a personalidade do produto.
De qualquer forma, no dia do lazamient, vendemos quase 15% de copias a mas.

- Viendo la portada encuentro muchas cosas que llaman mi atencion al mismo tiempo, pero no logro concentrarme en algo concreto...
- O problema è que o publica de um jornal è muito vasto. Baqueiros, politicos, jovens, mulheres, desemporegados: cada um faz o percurso de leitura que acha melhor
depois no Brasil existe um problema bem esepecifico: jornais vendem muito para assinatura, pouco nos quioscos. Todas aquelas soluções servem para atrair os leitores dos quiscos.
Se posso dar uma indicação para voces, serve alèm da faculdade, muita determinação, muita curiosidade, muita vontade de aprender sempre.

4LI
- Massimo, tu crees que estas inovaciones en el periodico se debe al auge que estan teniendo los diarios online?
- Não è sò isso. è que as novas tecnologias estão revolucionando nossas vidas. Resumindo: informação bruta online, analise, ferramentas para entender, repercussão no papel (talvez eletronico)

- Qué opinas de que los diarios se presenten cada vez más en un formato tabloide, y que el formato sábana esté siendo dejado de lado?
- O tabloid è o futuro proximo. Significa menos custos de papel, redações um pouco menores, produtos com um pouco menos paginas, mas com mais edição, conteudos mas elaborados, aprofundados.

Participaron del reportaje on line:Noelle Beauchemin Bickell, Felipe Castillo Montt, Fernanda Cerda Diez, Camila Correa Galvez, Constanza Correa Larrain, Agustín Donoso Baraona, María Soledad Escala Labbe, Diego Fuenzalida Zickendraht, Inés Havraneg Delpiazzo, Pía Ladrón de Guevara, Luz María Lira Aspillaga, Boris Pinto Martín, Camila Ríos Moreno, Jesús Rodríguez Lira, Paula Rodríguez Troncoso, Salime Sfeir Eblen, Pilar Tagle Rozas, Andrea Valenzuela Santana, Isidora Vial Alamos, Piedad Vial Valdés, Mónica Zalaquett Said y Daniel Crespo

1 comentario:

Anónimo dijo...

Un honor poder trabajar con Norberto Baruch. Buenísima Experiencia.
Atte.
Felipe Castillo Montt

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK